"As reformas educacionais têm sido secundadas por mudanças nas determinações legais sobre o currículo, que alteram o perfil dos cursos oferecidos e o peso relativo das disciplinas no seu interior. A tais reformas segue-se, via de regra, um esforço de renovação dos conteúdos curriculares, realizado pelos órgãos gestores dos sistemas de ensino, que nem sempre corresponde a uma renovação efetiva do seu tratamento nas escolas. As prescrições governamentais sobre currículo representam, no entanto, importante acervo de contribuições a ser levado em conta quando se procura entender as tendências que têm predominado no tratamento dos conteúdos veiculados pela escola.
De algum modo essas prescrições buscam responder às demandas feitas às instituições escolares por parte da sociedade em face das transformações sociais, culturais e econômicas pelas quais esta tem passado. Além de veiculares certos compartilhados, as orientações curriculares constituem também instrumentos legitimadores de saberes e atitudes, capazes de referenciar interesses de grupos e segmentos que disputam a hegemonia na área.
(...)" - Elba Siqueira de Sá Barreto
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Editora |
Autores Associados |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
268 |
Ano de edição |
2000 |
Faixa etária |
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