• Os soldados

Os Soldados: uma comédia foi a quarta peça escrita por Lenz, seguindo convenções de historietas sobre complicações familiares tão ao gosto da literatura iluminista (as tais ''''tragédias burguesas''''). Marie Wesener, filha de um comerciante, se vê dividida entre aceitar o cortejo de um jovem militar, Desportes, ou continuar o noivado com alguém de sua classe, o comerciante de tecidos Stolzius. O pai de Marie nota a entrada do pretendente militar como uma oportunidade de promoção social para sua família e ajuda Marie a se livrar do antigo noivo. A partir daí, inicia-se uma complicação intricada: os nobres locais visam evitam a mistura da gente simples trabalhadora com os militares (geralmente membros da baixa nobreza na época); os próprios militares se mostram como devassos, mais interessados em desvirginar as mocinhas locais e sumirem no próximo exercício de guerra.

Aqui Lenz se prova como o grande expoente da tragicomédia, modalidade criativa pela qual ficou conhecido em meios teatrais. Um quadro verossímil de complicações sociais logo se reverte em uma amostra pouco ortodoxa da parvoíce da classe militar, da arrogância da nobreza, da hipocrisia dos burgueses respeitáveis que vociferam ideais de moralidade mas vendem as filhas em troca de status.

Nas palavras do posfaciador e tradutor do livro, Danilo Serpa, o modo criativo em que a comédia dá espaço para a denúncia dos costumes "antecipa também tendências do Romantismo e mesmo da modernidade, com sua valoração do indivíduo, de seus sentimentos e vivências pessoais, da autodeterminação do sujeito, insubmisso a autoridades só porque tradicionalmente aceitas e supostamente inquestionáveis."

Código: L999-9786587491103
Código de barras: 9786587491103
Peso (kg): 0,250
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Autor Lenz Reinhold
Editora Aetia Editorial
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 108
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Os soldados