Qual a relação entre o modo tradicional de transmissão de conhecimentos no meio artesanal e o ensino e a aprendizagem de arte no espaço escolar? Que contribuições a pedagogia artesã tem a oferecer à formação de professores e à renovação das ideias e práticas educativas em arte? Para responder a essas e outras questões, a autora pesquisou os universos poéticos e pedagógicos de duas mestras ceramistas, de onde absorveu o material que propiciou as reflexões e a proposta de formação de professores de arte apresentadas neste livro. A trajetória, a produção artística e os modos de ensinar dessas artistas mostram que a pedagogia artesã envolve valores éticos e humanos que ultrapassam tanto a produção em larga escala da sociedade industrial, como a reiteração de técnicas e procedimentos ainda frequentes na educação artística formal. Assim, o livro visa fornecer elementos para o reencontro da dimensão humana do ensinar e aprender arte.
Código: |
L047-9788530809188 |
Código de barras: |
9788530809188 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
SUMAYA MATTAR |
Editora |
PAPIRUS |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
208 |
Ano de edição |
2010 |
Faixa etária |
|