Desde meados do século XIX, os escritores revelaram uma pronunciada tendência à autocrítica. A obra literária tornou-se uma reflexão acerca da literatura em geral e de si própria, contendo ao mesmo tempo a linguagem e sua metalinguagem.
Essa crítica interna entrou em concorrência com a crítica externa, praticada pelos críticos literários. Surgiu assim um novo tipo de texto, em que se fundem as características do discurso crítico com o discurso poético. É o caso dos críticos-escritores aqui examinados: Maurice Blanchot, Ronald Barthes e Michel Butor. A teorização desse novo tipo de texto corresponde àquilo que recebeu, posteriormente, a designação de pós-estruturalismo. As questões que então se colocam são as do esvaecimento do sujeito, da renúncia ao significado original e verdadeiro, da intertextualidade generalizada.
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Autor | Perrone-Moisés Leyla |
Editora | Martins Fontes - selo Martins |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 232 |
Ano de edição | 2005 |
Texto, crítica, escritura
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