• Textualidade. noções básicas e implicações pedagógicas

O ideal do ensino brasileiro de língua tem sido tornar os alunos imunes a erros, os quais são sempre mais ou menos os mesmos: violações de regras de sintaxe, que incluem concordância, regência e colocação (de pronomes, sobretudo). Nas listas desses erros, constam sempre os mesmos casos. O que essa prática, na maioria das escolas, tem deixado de incluir? Certamente o empenho em estimular os alunos a serem capazes de elevar gradualmente o nível de informatividade de seus textos, de dizerem coisas que, se não forem ditas, farão falta; capazes de, fugindo das obviedades, recorrerem a argumentos consistentes, de explorarem o lado novo e imprevisível dos fatos e das situações, com o uso de um vocabulário menos comum e mais conforme às especificidades de cada situação. Em geral, todo movimento que tenha a pretensão de romper com paradigmas tradicionais assusta. Parece carregado de riscos. Esperemos seja diferente com nossa proposta de reconhecer a textualidade como condição necessária para a existência de qualquer espécie de linguagem e foco de todo ensino de língua, principalmente na perspectiva de uma educação linguística. Textualidade – noções básicas e implicações pedagógicas se dirige prioritariamente a professores da educação básica e a alunos de Letras e de Pedagogia. Nada impede, porém, que alguém interessado em iniciar-se nesse mundo do texto e de suas categorias dê uma olhadinha nestas páginas, a fim de ampliar sua formação linguística.

Código: L129-9788579341373
Código de barras: 9788579341373
Peso (kg): 0,240
Altura (cm): 22,60
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Antunes Irandé
Editora Parábola Editorial
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 168
Ano de edição 2017

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Textualidade. noções básicas e implicações pedagógicas

Frequentemente comprados juntos

Vygotsky - a interação no ensino - aprendizagem de línguas

Vygotsky - a interação no ensino - aprendizagem de línguas

Em Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas, Francisco José Quaresma de Figueiredo co..

Vendido e entregue por Leitura - CE/Fortaleza - Fortaleza Iguatemi