• Vidas Secas + S. Bernardo

Dois grandes clássicos de um dos maiores escritores do Brasil reunidos em um só volume

As obras de Graciliano Ramos, de forma geral, são marcadas por um pessimismo profundo em relação ao homem. Expoente do chamado Segundo Modernismo, ou Modernismo de 30 – cujos autores compreendiam que os problemas sociais brasileiros eram estruturais –, ele cria situações em que as personagens se veem sempre em constantes inquietações quanto às questões da existência humana.
Repleta de análises psicológicas e escritas em uma linguagem rigorosa, concisa e sem floreios, a literatura de Graciliano é realista e engajada. Privilegia os problemas do trabalhador rural, a seca nordestina, a miséria e os dilemas enfrentados pelo ser humano em sua relação com o meio hostil, cujas condições sociais não oferecem solução.
S. Bernardo é seu segundo romance, publicado em 1934. A obra conta as memórias do anti-herói Paulo Honório, um homem ambicioso que, de guia de um menino cego e vendedor de cocadas, acaba por se transformar num grande fazendeiro do sertão de Alagoas, de posse da fazenda S. Bernardo, onde derramou seu suor durante a juventude. Autoritário, bruto e incapaz de lidar com seus funcionários e com a esposa Madalena, vê-se cada vez mais isolado e amargurado, numa contundente denúncia da condição socioeconômica exploratória sob o capital e o latifúndio.
Sua obra-prima Vidas secas, lançado em 1938, tornou-se um clássico por excelência. Há algumas razões para isso. Primeiramente, ao tratar da miséria de uma família que foge exaustiva e periodicamente da seca em busca de terras onde possam sobreviver, o texto trata do sofrimento humano, inerente a cada um de nós. Segundo, o autor estava intimamente familiarizado com o sofrimento daquele povo e com a paisagem local; por fim, pela genialidade e sensibilidade com que a obra foi escrita, inquestionavelmente alçando Graciliano ao patamar dos maiores escritores do Brasil e do mundo.

Código: L071-9786550474294
Código de barras: 9786550474294
Peso (kg): 0,500
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 15,00
Espessura (cm): 1,40
Autor Ramos Graciliano
Editora Temporalis
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 240
Ano de edição 2024

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
10% off
Lançamento

Vidas Secas + S. Bernardo

  • R$69,90
  • R$62,91


Opções de Compra